quinta-feira, 6 de abril de 2017

Punk Rock e Heavy Metal

Olá! No post passado, eu contei um pouco das origens do Rock e da sua Era de Ouro, um período que vai de 1963 a 1974. Nesse intervalo, surgiram diversas bandas e artistas de rock, alguns dos quais entraram para a História e fazem grande sucesso até hoje.

É o caso de Beatles, Rolling Stones, The Doors, The Who, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Janis Joplin, David Bowie, Elton John, The Kinks, Bob Dylan, entre outros. A lista é bastante extensa, e varia de acordo com o gosto de cada um.

Ainda no início da década de 1970, surgiram grandes bandas de Rock, tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra. 

São elas: Led Zeppelin, Kiss, Deep Purple, Queen, Judas Priest, Aerosmith, Back Sabbath. Da Austrália, veio ainda a banda AC/DC; da Alemanha, os Scorpions; e, do Canadá, a banda Rush.

Hoje, eu quero contar um pouco da história do Rock a partir da segunda metade da década de 1970. Na verdade, quero falar de dois subgêneros importantes do Rock, que surgiram na década de 1970: o heavy metal e o punk rock.


Heavy Metal

Banda de Heavy Metal

As bandas citadas acima foram importantes para a formação do subgênero de Rock que surgiu já no final da década de 1970: o heavy metal.

Bandas como Black Sabbath, AC/DC e Kiss já faziam um rock mais pesado, que era chamado de hard rock. Essas bandas mesclavam canções de hard rock com canções de rock clássico. Elas influenciaram o surgimento de diversas outras bandas que levaram o metal a elemento central de suas músicas.

Iron Maiden, Def Leppard, Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax são hoje consideradas bandas clássicas de heavy metal.

Este “subgênero” se caracteriza pelo som massivo e encorpado, caracterizado por um timbre saturado e distorcido dos amplificadores, pelas cordas graves da guitarra e pela exploração de sonoridades em tons menores, o que dá um ar sombrio para as composições.

Punk Rock

Ramones se apresentam em 1976

Ainda em meados da década de 1970, surgiu um outro estilo de Rock, chamado Punk Rock. Ele é representado por bandas como The Clash, Sex Pistols, Ramones, The Velvet Underground, The Monks e muitas outras.

Na verdade, o Punk foi um movimento bastante grande nos Estados Unidos e na Europa, e isso se refletiu na Música. As músicas de Punk Rock abordam ideias políticas anarquistas, niilistas e/ou revolucionárias. Também versam sobre problemas sociais, como o desemprego, a guerra, a violência e as drogas.

Em geral, o Punk lança mão de um visual agressivo, chocante, que foge dos padrões da moda. Sua linguagem é sem pudor e a sua filosofia é a do faça-você-mesmo. O Punk tampouco venera ídolos e se opõe, dentro do próprio Rock, aos excessos do Rock Progressivo e do Hard Rock.

Eu, pessoalmente, não gosto muito nem do Heavy Metal nem do Punk Rock. Prefiro escutar Rock Clássico. No entanto, esses dois “subgêneros” do Rock cresceram tanto e foram tão importantes que se tornaram também eles estilos musicais.


É indubitável a influência que o Heavy Metal e o Punk Rock exercem até hoje no cenário musical do mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário